domingo, 25 de outubro de 2009

Lomo

Quase impossível eu não escrever sobre o assunto que inundou meu fim de semana: LOMOGRAFIA.
Estava assistindo uma palestra do Raul Krebs na Fabico (aliás, palestra fodástica sobre manipulação de imagens, adorei!) e ele fala sobre lomografia. A palavra não me era estranha mas eu não sabia o que era. Perguntei pra Bianca, ela nunca tinha ouvido falar.
Sábado pela manhã resolvi googlar lomografia e acabei me apaixonando.

Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida a partir de 1980.
As lentes das máquinas Lomo são de plastico e produzem efeitos artisticos. As antigas talvez tivessem lentes melhores, mas longe de serem as melhores lentes do mundo.

Fonte: Wikipedia

Não é a melhor fonte do mundo, mas dá pra ter uma idéia do que se trata. Fui então ver os tais efeitos artísticos do qual a Wiki falava e descobri que são LINDOS DEMAIS (posto mais abaixo algumas amostras). Resolvi então procurar as tais toycams... e me apaixonei mais uma vez, pq elas são MUITO SIMPÁTICAS! Tive uma amostra disso no site Lomos.com.br e resolvi que eu quero uma Holga 135BC o mais rápido possível.


Holga 135BC - Vai dizer que não é linda?

Por não ser tão cara, acho que vai caber no meu orçamento do mês que vem. Só to em dúvida se quero uma rosa ou uma roxa, hahahahhahah. Se eu me der bem com ela, de repente mais pra frente eu compro uma Fisheye ou aquelas que tem várias lentes. Só sei que quero experimentar esse mundinho da lomografia.

Agora a melhor parte: o que podemos fazer com as toycams simpáticas...




Câmera com 3 lentes... adorei isso! Montagem sem precisar usar photoshop e com um só disparo!
 

O desencadeador de todo esse post: Raul Krebs e sua fisheye
(foto do site Pictura Pixel)


Estou super empolgada... espero, em breve, poder postar aqui algumas das minhas novas experiências com a linda Holga que irei (se Deus quiser) comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário